Conhecida por ter folhas coloridas, com tons alaranjados, mesclando entre o verde, amarelo e até mesmo o vermelho, o Cróton faz parte do jardim de várias pessoas, mas é preciso tomar alguns cuidados com ela, para que continuem brilhantes e vívidas.
Confira também: O que são fertilizantes e para que servem?
Cuidados com o Cróton
Ela é uma planta que prefere luz de forma intensa e indireta, mas pode tolerar algumas horas de sol direto, especialmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. Essa necessidade de luz é importante para que ela consiga manter suas folhas vibrantes, se mantê-la sombra de forma direta, ela poderá perder o brilho.
Sobre a quantidade de água, é importante manter o solo levemente úmido, mas não encharcado. Regue quando a camada superior do solo estiver seca, geralmente 1-2 vezes por semana, dependendo da umidade e temperatura ambiente. Lembrando que isso pode variar conforme o clima e no verão, é indicado regar com mais frequência.
O Cróton é uma planta que gosta de ambientes quentes e pode tolerar temperaturas entre 18°C e 27°C. Inclusive, se atente na hora de escolher essa espécie se morar em lugares muito frios ou que tenha mudanças bruscas de temperatura, pois isso pode causar queda de folhas.
Apesar de gostar do calor, ela é uma planta que precisa de alta umidade. Pulverizar as folhas regularmente com água ou usar um umidificador pode ajudar, especialmente em ambientes secos. Outro detalhe importante, é manter o solo bem drenado, sendo indicado usar uma mistura para vasos com base em turfa e perlita. Sobre o uso de fertilizantes, cróton durante a primavera e o verão, a cada 4-6 semanas, com um fertilizante equilibrado (NPK 10-10-10). Reduza a fertilização no outono e inverno.
Vale ressaltar que o cróton é uma planta que aprecia podas e mantê-la em um tamanho compacto é o mais indicado, para incentivar o crescimento de novos ramos.