Além de ser uma ótima erva para fins culinários, o Alecrim também ocupa um lugar de destaque quando o assunto é seus múltiplos benefícios à saúde. Além de ser uma planta charmosa e ter um aroma único, essa erva também pode ser uma ótima aliada para quem procura impulsionar a mente e a memória, de acordo com estudos científicos.
Confira também: Quais são os cactos que dão flores?
Estudos sugerem que o alecrim pode melhorar a função cognitiva e a memória, possivelmente devido ao seu impacto positivo na circulação cerebral. Nativa do Mediterrâneo, essa erva pode ser utilizada como um tônico para melhorar a memória e a concentração.
Essa teoria começou a ser comprovada pela revista Therapeutic Advances in Psychopharmacology, que descobriu que o óleo essencial do alecrim pode ajudar na memória, principalmente em adultos saudáveis. De acordo com os pesquisadores, esse resultado deu positivo por conta do ácido rosmarínico e os antioxidantes que o Alecrim possui que podem aumentar a função cognitiva.
A Universidade de Northumbria, no Reino Unido, também fez algumas pesquisas e descobriu que ao inalar a erva, as pessoas tiveram um desempenho cognitivo melhor em atividades que exigem atenção e velocidade mental.
Lembrando que, o Alecrim também pode ser uma erva para aliviar o estresse, por conto sua seu aroma com efeito calmante, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. O óleo essencial de alecrim é frequentemente usado em aromaterapia para esse fim.
Vale destaque que é sempre aconselhável consultar um médico antes de incorporar qualquer tipo de erva na rotina diária, principalmente em forma de medicamento ou suplementos para a saúde.