Você jamais deveria ter estas 3 plantas em casa

Apesar da popularidade de algumas plantas, é preciso se atentar ao nível de toxicidade que elas possuem, pois muitas fazem parte dos lares de milhares de pessoas e podem representar um risco para crianças, animais de estimação e até mesmo adultos. Confira abaixo quais plantas são venenosas:

Confira também: Transforme seu lar: Plantas ideais para a sala de estar

Coroa-de-Cristo

É uma planta ornamental que se tornou popular por ter flores vistosas e facilidade de cultivo. No entanto, é importante estar ciente de que esta planta é tóxica. O veneno fica na seiva e compostos irritantes, como diterpeno ésteres, mas outras partes da planta também podem ter toxinas. Quando for manuseá-la, é preciso tomar cuidado com o contato com a pele, que pode causar dermatite, podendo gerar vermelhidão, inchaço e bolhas. 

Se o contato for com os olhos, a situação pode ser mais crítica e é capaz de causar irritação grave, dor e potencialmente danos à córnea. Em caso de ingestão, pode resultar em náusea, vômito, dor abdominal e diarreia. Em casos graves, pode causar problemas mais sérios como irritação da mucosa oral e problemas gastrointestinais.

Lantana 

Ela também é uma planta que se tornou popular por ter flores coloridas, porém é preciso ter alguns cuidados com ela. Ela possui componentes tóxicos como Lantadeno A e B, sendo que todas as partes desta planta são tóxicas. Em caso de ingestão, pode causar sintomas gastrointestinais graves como náusea, vômito, dor abdominal e diarreia. Se tiver contato com a pele, também pode causar dermatite em algumas pessoas. 

Dama-da-Noite 

Ela também pode ser encontrada pelo nome de “jasmim-do-mato” e é bastante popular por ter um aroma noturno e intenso. Mas, talvez poucas pessoas saibam que ela é uma planta tóxica e deve ser manejada com cuidado. Os principais compostos tóxicos são por conta da Alcalóides, como a escopolamina e a hiosciamina.

É importante não ingerir ela, pois pode causar sintomas graves como náusea, vômito, dor abdominal, alucinações, confusão mental e, em casos graves, convulsões e coma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.