A Renda Portuguesa faz parte da família das samambaias e se destaca por ter folhas com uma textura particular. Ela também pode ser encontrada por outros nomes, como samambaia pé-de-coelho e ter duas variedades: plumosa, com folhas pendentes bem divididas, e robusta, com menos divisórias. Ela é uma boa alternativa para quem procura plantas verticais ou para vasos suspensos.
Confira também: Transforme seu lar: Plantas ideais para a sala de estar
Cuidados com a Renda Portuguesa
Saiba que essa planta prefere umidade constante, mas sem encharcá-la. Por causa disso, regue-a regularmente, mantendo o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. Para isso, pode ser usado vasos com furos para que tenha uma boa drenagem, além de utilizar um borrifador para umedecer as folhas, especialmente em climas secos.
Sobre a iluminação, a Renda Portuguesa prefere luz indireta brilhante. Evite a luz solar direta, pois pode queimar as folhas delicadas. Um dia importante é colocar a planta em um local onde receba bastante luz filtrada, como perto de uma janela com cortina fina. A temperatura também precisa ter uma atenção, pois ela é uma planta que prefere temperaturas moderadas, entre 18°C e 24°C. É bom evitar correntes de frio ou calor excessivo.
Como dito acima, opte por vasos que tenham uma boa drenagem para que o solo se mantenha hidratado. É indicado usar uma mistura de terra para vasos com perlita ou areia que pode funcionar bem. Sobre a quantidade de fertilização, é recomendado fazer isso a cada 4-6 semanas durante a primavera e o verão com um fertilizante líquido balanceado diluído à metade da concentração recomendada. Reduza a fertilização durante o outono e o inverno.
Essas dicas são simplesmente as que fazem a diferença já estou seguindo essas dicas e a minha produção está indo muito bem depois que Comecei a aplicar todas essas dicas, aqui na minha roça eu já estou notando que a minha produção está ficando com Qualidade depois que eu comecei a colocar em prática todas essas dicas.