Plantas para ter na cozinha segundo os guias do Feng Shui
Para quem acredita no Feng Shui, sabe que a cozinha pode ser um ótimo ambiente para decorar de acordo com a prática que visa criar uma harmonização nos lugares, permitindo que a energia fique equilibrada e positiva. As plantas, além de terem seus benefícios naturais, também podem ajudar nessa busca pelos princípios do Feng Shui.
Confira também: Dama-da-Noite: Beleza e perfume para seu jardim
Para entender melhor a função de cada planta, é importante saber que a prática chinesa se baseia no princípio Chi, que significa a energia vital que flui através de todas as coisas e, nos casos da energia está bloqueada ou estagnada, pode haver problemas de saúde, financeiros e emocionais. Para mudar isso, principalmente na cozinha que é considerada o coração da casa, podem ser usadas ervas aromáticas como no caso do Manjericão, Hortelã, Alecrim ou Orégano.
Além da praticidade de serem cultivadas em vasos pequenos, também podem ser usadas para fins culinários. As ervas aromáticas são indicadas para esse ambiente por promoverem saúde e vitalidade.
Dicas adicionais de Feng Shui com plantas
Vale ressaltar que existem alguns critérios importantes para que essa prática seja efetiva e cuidar da saúde das plantas é algo fundamental, pois se as plantas ficam murchas ou mortas podem atrair energia negativa. Outro detalhe é evitar plantas com espinhos ou folhas pontiagudas em áreas de convivência, pois podem criar energia cortante. Se optar por cactos, por exemplo, devem ser usados com moderação e posicionados estrategicamente.
Sobre os vasos, escolha recipientes que sejam bonitos e estejam em bom estado, pois vasinhos quebrados ou rachados devem ser evitados. Por fim, certifique-se de que suas plantas recebam luz solar adequada e estejam em locais bem ventilados.