Também conhecido como compostagem, o adubo à base de alimentos é uma maneira excelente e sustentável de enriquecer o solo do seu jardim. Essa técnica de usar restos de alimentos é uma das mais comuns e pode ser uma ótima alternativa pois ajuda o solo e as plantas, por ser rico em nutrientes.
Confira também: Guia de flores: Conheça o Hibisco
Inicialmente, é preciso saber qual tipo de material será usado, sendo separadas em duas categorias: Resíduos orgânicos verdes e orgânicos marrons. Com os verdes, eles são ricos em nitrogênio que pode ser encontrado em cascas de frutas e vegetais, além de borra de café, saquinhos de chá, cascas de ovos trituradas e restos de alimentos crus. Enquanto os marrons, que são ricos em carbono, são encontrados nas folhas secas, palha, papelão não tratado, papel picado, serragem de madeira não tratada.
Como fazer o adubo
O primeiro passo é pegar um pote para fazer vários furos no fundo dele e, em seguida, cobrir com pouco de terra e adicionar as cascas de legumes e frutas já triturados. Se preferir, pode bater no liquidificador, mas certifique-se de escorrer o excesso de água antes de colocar as cascas no pote de sorvete.
Depois desse processo, cubra todas as cascas com terra, tampe e deixe por alguns dias. O mais indicado é esperar 40 dias para que o adubo orgânico tenha se desenvolvido da melhor forma. Na tampa, faça alguns furos para aumentar a oxigenação e coloque embaixo de outro pote para que o chorume escorra durante o processo de decomposição dos alimentos. Esse líquido também é considerado um ótimo adubo orgânico e pode ser usado como pesticida natural para suas plantas