A Flor da Fortuna é uma suculenta que chama a atenção por ter flores coloridas e vibrantes. Além da sua beleza, ela é uma boa opção para se ter em casa por ser fácil de cuidar, sendo ideal para iniciantes. Apesar da sua facilidade, é preciso se atentar em alguns cuidados para mantê-la saudável em casa.
Confira também: Guia de flores: Conheça a Vinca
Como cuidar da Flor da Fortuna
Um dos principais critérios é se atentar na exposição solar, pois a Flor da Fortuna prefere luz indireta brilhante, mas também pode tolerar alguma luz direta do sol. Por causa disso, é indicado deixá-la perto de uma janela que receba bastante luz e, se for mantê-la na sombra, saiba que se ficar por muito tempo ela não poderá gerar flores adequadamente sem luz suficiente.
Por ser uma suculenta, ela não precisa de uma grande quantidade de água e é indicado regar somente quando o solo secar por completo. Em geral, isso significa regar a cada 1 a 2 semanas durante a primavera e o verão. No outono e inverno, reduza a frequência para cada 2 a 3 semanas.
Outro detalhe importante, é usar vasos de drenagem e, dessa forma, regue profundamente até que a água comece a sair pelos orifícios de drenagem do vaso. Certifique-se de descartar o excesso de água do prato para evitar o apodrecimento das raízes. Lembrando que é recomendado não molhar as folhas e flores diretamente para prevenir doenças fúngicas.
Já no solo, é indicado usar um substrato bem drenado, como uma mistura para cactos e suculentas. A drenagem adequada é crucial para evitar o encharcamento do solo.