Quem cultiva plantas, sabe que existe uma variedade de tipos de fertilizantes e, entre eles, está o granulado que são indicados para fornecer nutrientes às plantas de maneira controlada e contínua. Eles vêm em pequenas partículas que se dissolvem lentamente no solo, liberando nutrientes ao longo do tempo.
Confira também: 5 crenças populares muito comuns sobre a jardinagem
Inicialmente, é preciso saber qual tipo de fertilizante granulado atende às necessidades da planta, isso porque, cada espécie precisa de uma quantidade de nutriente. O que é mais utilizado é o rotulado com a proporção N-P-K (nitrogênio-fósforo-potássio) que indica a concentração de cada nutriente.
Em seguida, é preciso ler com atenção a embalagem para saber aplicar no solo de maneira correta e entender qual a dosagem recomendada para o tipo de planta que você está cultivando.
Como aplicar o fertilizante granulado
Se for colocado em plantas em vasos, é indicado espalhar o fertilizante granulado de forma uniforme, colocando-o na superfície do solo à base da planta. Evite o contato direto com a planta para prevenir queimaduras químicas. Se for aplicar em jardins ou hortas, é recomendado usar o fertilizante granulado em faixas ou em torno das plantas, seguindo as instruções da embalagem.
Lembrando que o granulado também pode ser usado em gramados e, para isso, é indicado espalhar o fertilizante uniformemente sobre a área do gramado.
Quantidade a ser aplicada
A quantidade de fertilizante granulado pode variar com a disposição da planta, além de envolver outros fatores, como o de planta, a fase de crescimento e o tipo de solo. Se a planta estiver no vaso, é indicado usar de 1 a 2 colheres de sopa de fertilizante granulado por vaso de tamanho médio (cerca de 30 cm de diâmetro) é suficiente.
Se for em jardins ou hortas, é indicado aplicar cerca de 450 a 900 gramas de fertilizante granulado por 10 metros quadrados de área de plantio. Enquanto em gramados, a quantidade recomendada varia, mas geralmente é cerca de 2,5 kg a 5 kg por 100 metros quadrados.