Adubar plantas parece ser algo simples, mas é preciso entender qual é a necessidade de cada planta e qual tipo de adubação ela precisa. Com árvores frutíferas, existe um tipo de adubação correta e a época do ano para que ela consiga crescer e florescer de uma maneira saudável, rendendo frutos gratificantes.
Confira também: Flores terapêuticas: Conheça seus benefícios e aplicações
A adubação das plantas frutíferas deve ser feita em momentos específicos do ano para garantir que elas recebam os nutrientes necessários nas fases críticas do seu ciclo de crescimento. No entanto, é indicado na maioria das vezes adubar plantas frutíferas durante a primavera, pois elas saem da dormência e iniciam seu crescimento ativo. Assim, esse momento se torna ideal para fornecer nutrientes que suportem o desenvolvimento de novas folhas, flores e frutos.
Nesses casos, também é indicado usar fertilizantes balanceados ou específicos para a fase de floração e frutificação, como o NPK 4-14-8. Aplique-o ao redor da linha de gotejamento das plantas e incorpore ao solo.
Outra época do ano que também é possível adubá-las é no início do verão, que pode colaborar para que as plantas recebam nutrientes necessários, especialmente aquelas que estão em plena produção de frutos. Se optar por fertilizantes químicos, escolha uma formulação rica em potássio (K) para promover o desenvolvimento saudável dos frutos.
Vale destacar que é preciso seguir as orientações dos fertilizantes e entender o que cada tipo de planta precisa, para que não tenha excesso de nutrientes, algo que pode prejudicar no seus frutos. Com a nutrição adequada nas fases críticas do seu ciclo de crescimento, isso pode resultar em colheita mais saudável e produtiva.