Nativa da Índia, a Moringa é uma planta cultivada em vários outros lugares do mundo e é bastante popular devido aos seus inúmeros benefícios nutricionais e medicinais. Inclusive, ela é conhecida no tratamento de problemas respiratórios, proteger o fígado e diminuir a fadiga muscular. No entanto, ela foi proibida no Brasil por conta das propriedades de ser capaz de diminuir peso.
Confira também: Guia completo para cultivar a Rosa-do-Deserto em casa
Em 2019, a Anvisa proibiu a venda de produtos que tenham a Moringa como componente, por conta dos riscos à saúde e ter poucos estudos que demonstrem as doses eficazes e a segurança dessa planta para a saúde. A planta em si não é proibida, mas é preciso ser consumida com responsabilidade e sob orientação adequada, especialmente no caso de pessoas com condições médicas específicas ou que estejam tomando outros medicamentos.
Por conta disso, o cultivo da moringa é permitido e está se tornando mais comum em várias regiões do Brasil, especialmente em áreas com clima adequado para o crescimento da planta. No entanto, o consumo da planta com certos medicamentos pode gerar reações, portanto, é crucial discutir seu uso com um profissional de saúde.
Benefícios da Moringa
Apesar dos riscos, ela é uma planta rica em nutrientes e possui no seu sistema vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes, sendo último no combate a inflamações. Além disso, também possui propriedades para controle da glicemia e no fortalecimento do sistema imunológico.
Outro benefício da planta é aumentar a capacidade respiratória, segundo estudos feitos que indicaram que a Moringa alivia os sintomas de doenças respiratórias crônicas. Como no caso de asma, ajudando a elevar as concentrações de hemoglobina e, consequentemente, de oxigênio circulante no sangue.
[…] Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ligada ao Ministério da Saúde, recentemente divulgou uma lista com marcas de produtos retiradas […]