O alho é uma das hortaliças mais utilizadas na cozinha e faz parte da culinária há milhares de anos. No entanto, estamos bem acostumados a comprar o alho no mercado e talvez nem todos saibam como funciona o seu tempo de cultivo. Inclusive, saber quando colher alho é crucial para garantir que os bulbos estejam bem formados e tenham o melhor sabor e armazenamento possível. Confira abaixo detalhes de como colher o alho no momento certo.
Confira também: As melhores plantas para purificar o ar do seu quarto
Saiba quando o alho está pronto para a colheita
Um dos principais sinais de que os alhos estão prontos para serem colhidos é quando as folhas estiverem amareladas e secas, indicando que os bulbos estão maduros. Mas, é preciso se atentar ao tempo de cultivo, que demora de cerca de 6 a 8 meses para amadurecer.
Esse tempo pode variar conforme a época do plantio, por exemplo, se foi plantado no outono, a colheita geralmente será no final da primavera ou início do verão. Mas, se foi plantado na primavera, a colheita será no final do verão ou início do outono. Para saber se realmente estão bons para a colheita, é indicado desenterrar um ou dois bulbos de teste para verificar seu desenvolvimento. Os bulbos devem ser grandes, com dentes bem definidos e uma casca firme.
Processo de cura e armazenamento
Vale lembrar que, após efetuar a colheita, é necessário pendurar os bulbos em um local seco, sombreado e bem ventilado, como um galpão ou garagem. Amarre as plantas em pequenos feixes ou espalhe-as em uma tela ou grelha. O mais indicado nesse processo é deixar os bulbos secarem por 2 a 4 semanas, até que as folhas e raízes estejam completamente secas e a casca externa esteja firme e papirácea.