Quanto tempo vive uma formiga? Saiba a média de vida
A formiga é um dos mais leves existentes no mundo, com apenas 60mg, conseguindo fazer coisas de impressionar os seres-humanos, levantando um peso cerca de 20 vezes maior em relação ao próprio, devido as suas fortes patas.
Com isso, é possível definir que as formigas podem ser consideradas operárias ou rainhas, assim tendo uma expectativa de vida diferente entre elas, a depender da função, espécie e até mesmo do ambiente em que estão inseridas, variando entre diversos números.
De acordo com pesquisas, as formigas operárias podem viver de 2 meses a 1 ano, variando entre suas espécies existentes. Já as rainhas, vivem de 2 a 20 anos conforme a espécie, e os machos morrem logo após a cópula.
Conheça as características das formigas
As formigas são insetos eussociais da família Formicidae e, junto com as vespas e abelhas relacionadas, pertencem à ordem Hymenoptera, porém, elas evoluíram de ancestrais das vespas vespóides no período Cretáceo. Dentre as 22 mil espécies classificadas, confira as características comuns as formigas:
- Socialidade: As formigas vivem em colônias altamente organizadas, onde cada indivíduo desempenha um papel específico para o bem-estar da colônia.
- Castas: Dentro da colônia, existem diferentes castas de formigas, cada uma com uma função específica, como rainhas (responsáveis pela reprodução), operárias (responsáveis pela coleta de alimentos, cuidado das larvas, construção de ninhos, etc.) e soldados (encarregados da proteção da colônia).
- Comunicação: As formigas se comunicam principalmente por meio de feromônios, substâncias químicas que transmitem mensagens sobre trilhas de alimentos, perigo, localização de fontes de água, entre outras informações.
- Trabalho em equipe: As formigas são excelentes exemplos de cooperação e trabalho em equipe. Elas colaboram umas com as outras para realizar tarefas complexas, como construir ninhos, cuidar das larvas e procurar alimentos.
- Estruturas sociais complexas: Algumas espécies de formigas constroem ninhos elaborados, com sistemas de túneis intricados, câmaras de armazenamento e até mesmo “jardins” de fungos cultivados para alimentação.
- Polimorfismo: As formigas exibem polimorfismo, o que significa que indivíduos da mesma espécie podem ter tamanhos e formas diferentes, dependendo da função que desempenham na colônia.
- Alimentação: As formigas são onívoras, o que significa que se alimentam de uma variedade de fontes, incluindo néctar de flores, insetos mortos, açúcar, gordura e até mesmo outras formigas.
- Adaptação: As formigas são encontradas em uma ampla variedade de habitats ao redor do mundo, desde florestas tropicais até desertos áridos, demonstrando uma notável capacidade de adaptação a diferentes condições ambientais.