A Rosa do Deserto é uma suculenta que chama a atenção por ter um tronco espesso e pela capacidade de gerar flores glamourosas. Nativa das das regiões áridas da África e da Península Arábica, ela pode ser cultivada em nosso país e é bastante popular entre jardineiros e colecionadores devido à sua aparência exótica e sua capacidade de adaptação a climas secos.
Confira também: Como plantar e cultivar Lavanda?
Como cultivar a Rosa do Deserto
Quando escolher tê-la em casa, saiba que é preciso ter alguns cuidados importantes durante o seu cultivo. Entre eles, saber qual a melhor época para podar a Rosa do Deserto e o indicado é fazer isso quando a temperatura ambiente está bem quente, ou seja, no verão. Assim, o melhor mês é janeiro, porém isso não quer dizer que ela não possa ser podada no outono, mas nessa época do ano, a planta pode demorar para brotar.
Ela é uma planta que prefere solos arenosos e bem drenados. Uma mistura de terra para cactos e suculentas, com areia grossa ou perlita, é o ideal para mantê-la saudável. Como é uma planta que gosta de ambientes secos, ela também precisa de sol pleno para crescer e florescer adequadamente. No mínimo, deve receber 4-6 horas de luz solar direta por dia.
Sobre a rega, ela é uma planta que não precisa de muita quantidade de água e pode ser regada regularmente durante a estação de crescimento (primavera e verão). Lembrando que é preciso deixar o solo secar completamente para novamente fazer novas regas. Durante o outono e o inverno, reduza a quantidade de água pois a planta entra em dormência.