O alho é um dos ingredientes mais usados na culinária mundial e, no Brasil, essa história não é diferente, fazendo parte do dia a dia de milhares de brasileiros. Por conta disso, existem pessoas que optam por tentar plantá-lo em casa, porém, é preciso saber algumas informações previamente, pois esse tipo de hortaliça depende do tipo do vegetal e da região do Brasil para saber qual espécie cultivar.
Confira também: Temperos ideais para cultivar em casa
Tipos de alho para cultivar
Antes de plantar alho, saiba que existem duas “famílias” que diferenciam o alho que pode ajudar no momento de escolher qual tipo plantar. Existe o alho nobre roxo, que possui um alto valor comercial e é um dos mais comuns no mercado e o alho semi nobre ou tropical, que possui um aspecto mais rústico e é menos atrativo para o consumidor em geral, porém é o mais fácil de cultivar por conta de sua resistência.
Como cultivar alho em casa
De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o melhor período para cultivar alho é nas épocas de fevereiro até junho. Mas, assim como dito acima, a região do país pode interferir no processo e os mais indicados são nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste; sendo março e abril os melhores meses.
Para plantar, escolha os dentes de alho da cabeça que estão mais saudáveis, pois produzem bulbos maiores. Em seguida, deixe os dentes de molho em água por uma noite para estimular o crescimento. Um fator fundamental para o cultivo é saber que o alho precisa de bastante luz solar e precisa de pelo menos 6-8 horas diárias.
Sobre a quantidade de água, é indicado regar no início da plantação de forma leve e frequente. Isso pode durar de 15 ou 30 dias, mas, quando já estiver no momento da maturação dos bulbos, diminua a irrigação em 25% a 35%. Após esse período, pare de regar de 5 a 20 dias antes da colheita.
O alho está pronto para ser colhido quando as folhas começarem a secar e amarelar. Isso geralmente acontece após 6-8 meses de plantio. Ou seja, requer paciência e cuidados para que consiga colher para usufruir.