Cobra-verde é venenosa? Saiba se você precisa se preocupar
A cobra-verde, de nome científico Liophis typhlus, é uma espécie de cobra da família Dipsadidae, a qual pode ser encontrada no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, além de ser vista em outras partes do mundo, na América Central e na do Sul.
Podendo ser encontrada no Brasil, a cobra-verde não oferece perigo aos cidadãos brasileiros, pois não possui veneno, assim como outras espécies de cobras, que no mundo existem cerca de 2.930 espécies de cobras ou serpentes, sendo no país 321 delas, registradas, com apenas 36 são peçonhentas.
Caso encontre alguma cobra peçonhenta e seja picado por ela, é precisa imediatamente ir ao hospital receber uma dose de soro antiofídico, um antídoto criado a partir da extração do veneno das cobras, que acabam sendo utilizados para conter as toxinas das pessoas que são mordidas.
Quais as cobras mais venenosas do Brasil?
A seguir, conheça quais são as espécies de cobras mais venenosas presentes no Brasil, confira:
- Jararaca (Bothrops spp.): Existem várias espécies de jararacas, e todas elas são venenosas. Elas são responsáveis por muitos acidentes ofídicos no Brasil.
- Surucucu (Lachesis muta): Também conhecida como surucucu-pico-de-jaca, é uma das maiores serpentes venenosas do país.
- Cascavel (Crotalus spp.): Embora não seja exclusiva do Brasil, a cascavel está presente em algumas regiões do país, especialmente na região sul.
- Coral-verdadeira (Micrurus spp.): São encontradas em diferentes regiões do Brasil e são conhecidas por sua coloração vibrante, geralmente com anéis vermelhos, pretos e brancos.