Plantae é o reino da natureza que agrupa as plantas e existem diversos estudos avançados para sabermos como eles funcionam, sendo algo complexo e repleto de curiosidades. Quando pensamos na anatomia vegetal e a forma como o sistema delas funcionam, algumas pessoas devem se perguntar se as plantas dormem. A resposta é sim, mas as plantas têm processos específicos que ocorrem durante a noite, embora o termo “dormir” não seja exatamente aplicável da mesma maneira que para os animais.
Confira também: Benefícios da Ora-Pro-Nóbis para sua saúde e dieta
Plantas dormem?
Para responder essa resposta de forma correta, é necessário explicar que elas não dormem da mesma forma como nós ou outros animais, principalmente à noite. Elas possuem um ritmo circadiano próprio e usam sinais químicos e ambientais para saber quando a noite chega, e “acordam” com a chegada do sol.
Esse ciclo faz com que os seus sistemas entendam as atividades externas e regulam os seus ciclos de luz e escuridão. Inclusive, a respiração celular, algo fundamental para a sua sobrevivência, ocorre durante a noite. Essa é a maneira pela qual as plantas convertem o açúcar (produzido durante a fotossíntese) e o oxigênio em energia para o crescimento e manutenção.
Com esse tipo de sistema, a planta também sabe que sua fotossíntese será feita apenas com a luz solar quando ela converte dióxido de carbono e água em oxigênio e glicose, ocorre apenas durante o dia. À noite, na ausência de luz solar, a fotossíntese é interrompida.
Trocas Gasosas
Outro mecanismo que as plantas fazem durante a noite é a troca de gases, já que durante o dia as plantas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio como subproduto da fotossíntese. À noite, as plantas absorvem oxigênio e liberam dióxido de carbono como parte da respiração celular. No entanto, a quantidade de oxigênio consumida é mínima em comparação com a quantidade liberada durante a fotossíntese.