Como saber se o gato é macho ou fêmea? Aprenda a identificar
Os gatos são animais mais difíceis de identificar o sexo, pois os órgãos genitais acabam ficando mais escondidos do que o dos cachorros, por exemplo, e com isso, é preciso ter muito conhecimento para tratar estes felinos, em caso de serem machos ou fêmeas, para ajudar na saúde, alimentação, e outros fatores.
Para identificar se uma gata é fêmea, você deve olhar para a parte traseira do pet e observar abaixo do ânus do animal e observar a proximidade e o formato do órgão genital. Caso esteja mais próxima ao ânus, o felino é uma fêmea, que possui a vulva mais alongada. Se estiver mais afastado do ânus e com formato mais arredondado, o gato é macho.
Veja quais são os dois principais fatores de descoberta do sexo dos gatos, confira:
- Distância entre o órgão genital e o ânus: a distância do ânus e da vulva da fêmea é menor do que a distância do ânus em relação ao pênis do gato macho;
- Localizar a bolsa testicular: uma forma fácil de analisar o sexo dos gatos é encontrar a bolsa onde ficam os testículos do felino.
A importância da castração nas gatas fêmeas
Ao observar o sexo do gato, é importante para as fêmeas serem castradas, caso você adote e tenha condições de bancar a cirurgia no animal, pois acaba evitando diversos tipos de doença que podem afetar o organismo dos bichanos futuramente, tais como câncer de mama e ovários, infecção urinária, entre outras, que, se mal cuidadas, podem levar a gata a óbito.