Quando pensamos em plantas para paisagismo, a Palmeira Areca-Bambu (Dypsis lutescens), que também pode ser encontrada pelo menos Areca, é uma das espécies mais populares para isso. Além disso, ela também é uma planta que pode ser cultivada dentro de casa, com a intenção de decorar ainda mais o ambiente. Confira abaixo as condições ideais para o cultivo dessa planta.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre a Protea
Preferência por Sol ou Sombra
Ela é uma planta que pode se adaptar em ambas exposições, mas prefere luz indireta brilhante. Inclusive, ela também pode tolerar alguma luz solar direta, especialmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, mas a exposição prolongada ao sol direto pode causar queimaduras nas folhas.
Em relação a sombra, ela é uma planta que se adapta bem à sombra parcial, tornando-a uma excelente opção para ambientes internos com luz filtrada ou áreas externas parcialmente sombreadas.
Como Cultivar a Palmeira Areca-Bambu?
O solo precisa ser bem drenado e é indicado usar uma mistura de plantas de interior com perlita ou areia para melhorar a drenagem. O uso de fertilizantes também é algo fundamental pois é uma planta que gosta de solos ricos em matéria orgânica. Adicionar composto orgânico pode ajudar a melhorar a qualidade do solo.
A quantidade de água é um detalhe importante pois é necessário manter o solo uniformemente úmido, mas não encharcado. É recomendado regar regularmente, permitindo que a camada superior do solo seque ligeiramente entre as regas. Lembrando que é bom evitar deixar a planta em água estagnada, pois isso pode causar apodrecimento das raízes.