Escolher plantas para o aquário é algo que precisa de cuidado, pois é necessário pensar em espécies que não afetem o bem-estar dos peixes. Se optar por plantas sem substratos, saiba que é um bom caminho pois a grande maioria delas são bem fáceis de cuidar. Confira abaixo quais são as melhores.
Confira também: Renove sua casa com estampas florais em papéis de parede
1. Samambaia de Java
Ela é uma boa escolha por ser uma planta resistente que se desenvolve bem tanto na luz fraca quanto média. Mas, saiba que é preciso amarrar elas em rochas e troncos, onde irá obter seus nutrientes diretamente através da água. O principal erro dos iniciantes em cultivo de plantas em aquários é achar que precisam enterrá-las em substrato ou cascalho. Isso não funciona pois o seu rizoma, onde brotam as raízes e as folhas, começa a apodrecer e causa a morte da planta.
2. Musgo de Java
Também é uma boa escolha por conta da sua versatilidade. De origem asiática, ela é uma espécie que se reproduz facilmente nas águas brasileiras. Também precisa de troncos e pedras para conseguir nutrientes, mas, apesar da sua resistência e de crescimento fácil, fixá-lo pode ser um pouco complicado para aquaristas iniciantes. O indicado é usar uma linha de pesca para amarrá-lo ou aplicar uma cola especial para aquários.
3. Anubias Nana
É uma das plantas preferidas dos aquaristas e se destaca por possibilitar que todo o aquário seja montado em torno delas. No entanto, lembre-se se cultivá-las em troncos e rochas, pois não podem viver enterradas no substrato, assim como as anteriores. Outro detalhe em torno dessa espécie é que possui crescimento lento e é recomendado não deixar o aquário muito iluminado.