Muito utilizada em jardins tropicais e subtropicais para paisagismo, a planta Xanadu é brasileira, mas tem uma história curiosa por trás de sua origem. Inicialmente, pensavam que ela era uma planta australiana e anos mais tarde foi descoberto que as sementes dela foram levadas para a Austrália. Conhecida por suas folhas profundamente lobadas e brilhantes, com uma textura coriácea, é ideal para viver em áreas sombreadas onde outras plantas podem ter dificuldade em crescer.
Mas, para cultivá-la, saiba que ela precisa de alguns cuidados para se manter com um verde escuro e proporcionando um visual tropical exuberante.
Confira abaixo 5 dicas para cuidar da Xanadu
1° Rega
A quantidade de água deve ser feita de forma regular, pois o solo precisa ficar ligeiramente úmido, evitando deixá-lo encharcado. É indicado regar quando a camada superior do solo estiver seca. Inclusive, no inverno é possível diminuir um pouco a água e regar duas vezes na semana.
2° Solo
A Xanadu é uma planta que prefere um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. É indicado usar uma mistura de solo para plantas tropicais.
3° Replantio
É uma técnica fácil com a planta e é indicada fazê-lo no início do verão. Separe algumas mudas com bastante cuidado [sempre utilizando luvas para se proteger de irritações na pele], deixando suas raízes bem aparentes. Depois disso, divida as as raízes com maior precisão e separe as mudas menores da muda maior. As mudas menores podem ser plantadas em vasos durante um período de três semanas a um mês.
4° Podas
É importante remover folhas mortas ou danificadas para manter a planta saudável e com boa aparência.
5° Adubação
É indicado usar um fertilizante balanceado a cada 4-6 semanas durante a primavera e o verão.