A acne felina é uma condição de pele que, assim como no ser humano, é causada por um excesso de produção de gordura nos poros da pele. Embora seja relativamente incomum, pode resultar em situações desconfortáveis para nossos amados felinos, então é importante entender suas causas e como tratá-la para melhorar o bem-estar do seu pet.
Descartar a causa da acne em gatos não é tão simples. Em geral, é causada por uma superprodução de oleosidade na pele que obstrui os poros, mas outros fatores como estresse, sistema imunológico deficiente, e higiene inadequada também pode ter um impacto.
O que é a acne felina?
A acne felina é um problema de pele que atinge os gatos. Ela ocorre quando os poros da pele se tornam entupidos por um excesso de gordura, resultando num aspecto enegrecido, também conhecido como pontos negros ou cravos.
Nestes casos onde há infecção, pode ocorrer inflamação e a formação de pus, o que gera bastante desconforto para o bichano.
Quais são as causas da acne felina?
Vários fatores podem contribuir para a acne felina. Estresse, um sistema imunológico fraco, uma dieta inadequada e falta de higiene bucal são algumas possíveis causas.
Os gatos são animais bastante higiênicos, contudo, algumas áreas do rosto podem ser de difícil acesso durante a higienização, como o nariz, orelha, boca e queixo, onde são mais frequentemente vistos os casos de acne.
Como posso identificar se meu gato está com acne?
Identificar a acne felina é um processo direto, mas que pode ser confundido com outras doenças da pele. Na maioria dos casos, os sintomas clássicos incluem pontinhos pretos no queixo do gato (cravos) e pústulas vermelhas com acúmulo de pus. Em alguns casos mais severos, pode haver feridas maiores, e o pet pode tentar coçar excessivamente a área afetada, causando ainda mais sensibilidade.
Qual o tratamento para a acne felina?
O tratamento para a acne felina depende da necessidade do gato e será orientado pelo veterinário. Pode envolver desde a limpeza da área, aplicação de pomada específica, uso de anti-inflamatório e antibiótico até uma mudança na rotina, como a limpeza mais frequente das tigelas de comida.
Um veterinário pode ainda prescrever o uso da medicação Cetoconazol, uma aplicação antifúngica bastante requisitada.
Embora o tratamento correto possa aliviar os sintomas, a longo prazo, a prevenção é a chave. Reduzir o estresse, proporcionar uma dieta adequada e garantir uma boa higiene podem ajudar a minimizar o risco de acne felina. Lembre-se, o bem-estar do seu animal de estimação depende de você!