Quando as plantas estão bem, elas ficam vívidas e firmes, porém, rapidamente dão sinais que estão sofrendo e os motivos disso podem ser variados. Quando notar que a planta está enfraquecida, é importante agir rapidamente para salvá-la, pois são frágeis e precisam ser diagnosticadas com os sintomas certos, avaliando as condições de cultivo, ajustando a rega, verificando a drenagem e fazendo uma inspeção minuciosa em busca de pragas. Se necessário, considere fertilizar a planta se suspeitar de deficiência de nutrientes.
Confira abaixo 5 sinais que a planta está morrendo
Folhas Amareladas e Murchas
Quando notar que as folhas estão começando a ficar amareladas ou murchas, isso pode ser um dos principais sinais de que a planta está ficando doente. Esse problema pode ser nas raízes, excesso ou falta de água, ou deficiência de nutrientes.
Crescimento Lento ou Inexistente
Uma planta saudável consegue crescer normalmente, porém, se ela está paralisada ou com crescimento lento, pode ser um indicativo de problemas.
Folhas Secas e Crocantes
Um dos sinais mais fáceis de notar é a possível desidratação da planta, por falta de água ou exposição excessiva ao sol. Vale ressaltar que a quantidade de água é algo relativo, se tiver regando demais a planta isso também pode gerar desidratação, pois sufoca as raízes e impede que ela consiga se nutrir.
Perda de Folhas
Quando a planta começa a ter queda excessiva de folhas, especialmente de folhas saudáveis, pode ser um sinal de estresse severo.
Raízes Danificadas ou Apodrecidas
Quando perceber que as raízes estão marrons, pretas, moles ou com cheiro desagradável são sinais de que a planta está sofrendo com excesso de água ou doenças.