As plantas são conjuntos de organismos eucariotas multicelulares que conseguem demonstrar quando os seus sistemas não estão funcionando bem e, tanto o excesso de água, quanto a falta dela, podem gerar sinais de que a planta está ficando doente. Confira abaixo sete indícios que a planta está recebendo uma quantidade a mais de água na sua nutrição:
1°- Folhas amareladas
Quando notar que as folhas estão ganhando um tom amarelado, este é um dos principais sinais de que a planta está recebendo mais água do que precisa.
2°- Folhas moles e caídas
O excesso de água também pode fazer com que as folhas fiquem moles e caídas, perdendo o seu brilho e firmeza natural.
3°- Raízes apodrecidas
Quando colocamos água além da necessidade nas plantas, não é só as folhas que podem ficar prejudicadas. As raízes também ficam sobrecarregadas e começam a apodrecer e isso pode ser observado quando apresentarem tons marrons, pretas ou com cheiro desagradável.
4°- Mofo e fungos
Um solo encharcado também pode ser um ambiente propício para o mofo e fungos, que podem aparecer na superfície do solo ou nas partes inferiores da planta.
5°- Crescimento lento
Outro sinal negativo em relação à água é notar que a planta está crescendo lentamente, isso porque, o excesso de água começa a sufocar as raízes, impedindo a planta de absorver os nutrientes necessários, resultando em um crescimento lento ou atrofiado.
6°- Folhas murchas
Quando notamos que as folhas estão murchas e o motivo for o excesso de água, isso também pode gerar uma desidratação na planta, já que suas raízes ficam danificadas e não conseguem absorver água adequadamente.
7°- Manchas marrons ou pretas nas folhas
Essas manchas podem ser um sinal de infecção por fungos ou bactérias devido ao excesso de umidade.