A parvovirose canina é uma doença causada pelo parvovírus, conhecido por ser um vírus que sobrevive em qualquer tipo de objeto, como roupas, pisos e sapatos, sendo na maioria das vezes transmitido por animais das categorias insetos e roedores, fazendo com que o cão se contamine através do contato com fezes infectadas.
Geralmente, os cães que estão em situações mais vulneráveis que acabam contraindo o vírus, pelo fato de não terem boas condições de vida e principalmente a falta da vacinação necessária para combater o parvovírus, que acaba sendo essencial na prevenção da doença, que em 91% dos casos entre os cães a mortalidade acontece.
Após a contaminação do cachorro com as fezes infectadas pelo parvovírus, os animais costumam ter os sintomas cerca de 7 a 14 dias depois, podendo mostrar os seguintes sinais de que está com o vírus em seu organismo, confira quais:
- Diarreia sanguinolenta;
- Vômito;
- Apatia;
- Prostração;
- Falta de apetite,
- Perda de peso.
Qual o tratamento para a parvovirose canina?
Em entrevista, a Dra. Renata Alves, médica-veterinária da clínica Seres, unidade Alto da Boa Vista, em São Paulo, esclareceu fatos sobre o tratamento nos cães para curar a parvovirose canina, confira o que disse a profissional da área veterinária:
“O tratamento é iniciado antes mesmo de os exames definitivos ficarem prontos. Como se trata de um vírus, não há tratamentos específicos, mas é feito um tratamento de suporte, com a finalidade de tentar reverter a desidratação, infecção, inflamação e ainda fortificar o sistema imunológico do cão, que acaba ficando fragilizando após a contágio da doença.”