Quando falamos em fertilizantes, o NPK é um dos mais utilizados por ser uma combinação envolvendo N (Nitrogênio), P (Fósforo) e K (Potássio). Eles são considerados macronutrientes primários NPK, sendo essenciais para ajudar no desenvolvimento, crescimento e produção das culturas. Mas, a proporção das porções no momento da adubação varia de acordo com a planta, o estágio do cultivo e a análise do solo da região de plantio.
Dentro os três, o Nitrogênio (N) tem um papel fundamental no crescimento da planta, colaborando no desenvolvimento de novos brotos e folhas. Inclusive, ele também ajuda a planta a produzir clorofila, que é responsável pela fotossíntese.
O que é NPK 20-05-20?
A porção NPK 20-05-20 é uma mistura de alta quantidade de Nitrogênio (N) e Potássio (K), com uma menor quantidade de Fósforo (P). Nessa medição, seria 20% de Nitrogênio (N), 5% de Fósforo (P2O5) e 20% de Potássio (K2O). Essa formulação é indicada para culturas anuais, como milho e feijão, pois fornece a quantidade adequada de nutrientes para o desenvolvimento inicial das plantas.
Essa formulação também pode ser usada para o cultivo de tomate, pimentão, e plantas ornamentais que precisam de um suporte extra para manter sua estrutura e saúde geral. Geralmente aplicado durante a fase de crescimento ativo, no momento que as folhas e os caules estão crescendo. Também pode ser utilizado na fase de frutificação para fortalecer os frutos.
O tempo para fazer efeito pode variar por causa do tipo de solo, a saúde geral da planta, às condições climáticas e o método de aplicação. Algumas plantas, podem dar resultados em uma a duas semanas, especialmente se o NPK ser utilizado de forma líquida ou solúvel. O efeito a longo prazo, traz benefícios mais completos e pode variar semanas ou meses, conforme os nutrientes são absorvidos pelo solo e pelas plantas.