Os fertilizantes NPK são combinações de três nutrientes principais: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K) e servem como nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas. Para as gramas, também é necessário uma preparação do solo para que elas possam crescer saudáveis e vívidas, dando o aspecto de tapete verde que procura.
Para isso, é necessário entender qual adubo é apropriado e dividi-lo em três partes iguais: 10 partes de Nitrogênio, 10 de Fósforo e 10 de Potássio. Esse tipo de medição pode ser utilizado para adubação de Grama Esmeralda, Grama Batatais, Grama São Carlos, Grama Bermudas, Grama Santo Agostinho, Grama Coreana, entre outras.
Saiba mais detalhes de como utilizar fertilizantes em gramas
Se por um acaso, essa adubação for trimestral, a porção indicada é de 100 gramas por m2 de adubo e de 300 gramas por m2 de calcário dolomítico. No momento que for aplicá-lo, é só jogá-lo no gramado e fazer uma boa irrigação em seguida. Isso fará com que o Nitrogênio se dissolva e seja absorvido mais rapidamente pelo solo.
O Nitrogênio ajuda no crescimento das folhas e na produção de clorofila, além de ajudar na fotossíntese e no desenvolvimento de proteínas. Já o Fósforo, possui ação positiva nas raízes e na floração, ajudando também na transferência de energia e processos metabólicos. Por fim, o Potássio é um nutriente que ajuda na resistência de doenças e na regulação da água nas células, colaborando na formação de frutos e sementes.
Possíveis proporções de FKP
- Fertilizante Balanceado (10-10-10): Usado para um crescimento geral equilibrado.
- Alta em Nitrogênio (20-10-10): Ideal para plantas que precisam de um impulso no crescimento foliar.
- Alta em Fósforo (10-20-10): Usado durante a fase de floração e frutificação.
- Alta em Potássio (10-10-20): Para fortalecer as plantas e melhorar a resistência a doenças.