Um dos nomes populares para ela é Flor-de-Maio, mas também pode ser encontrada por Cacto-de-Natal. Essa planta é uma suculenta e é popular nos lares brasileiros por ter folhas verdes vívidas e dar flores coloridas, que desabrocham geralmente entre novembro e dezembro (no Hemisfério Sul). Além da sua beleza, a Flor-de-Maio também é escolhida por ser fácil de cuidar e por ter a capacidade de florescer em ambientes internos.
Confira abaixo alguns cuidados para ter com a Flor-de-Maio
Elas gostam de receber luz indireta brilhante, pois se ficar exposta no sol diretamente, corre o risco de queimar suas folhas, especialmente durante as horas mais quentes do dia. É indicado protegê-la do sol colocando-a em uma área com sombra parcial. Sua rega precisa ser regular, mas evite encharcar o solo, deixando-o secar entre as para prevenir o apodrecimento das raízes.
Vale ressaltar que durante o inverno a rega pode ser reduzida, já que a planta entra no período de dormência. Para o solo, ele precisa ser bem drenado e é indicado usar substrato para cactos e suculentas é ideal, ou uma mistura de terra para vasos com areia grossa ou perlita.
Apesar de ser da sua natureza ter flores, às vezes é necessário estimular a Flor-de-Maio, usando os períodos de escuridão contínua (cerca de 12-14 horas) por 6-8 semanas antes da época de floração. A temperatura também pode influenciar no seu desempenho e ela prefere ambientes frescos durante este período para incentivar a formação de botões florais.
Uma dica para ajudar na sua propagação, é usar estacas de segmentos. Deixe os segmentos secarem por um dia ou dois antes de plantá-los em solo bem drenado.