Lágrima-de-Cristo: por que planta tem este nome?
A planta Lágrima-de-Cristo é uma trepadeira perene que possui uma beleza particular, já que possui flores brancas e dentro delas existe um cálice vermelho. Seu nome científico é Clerodendrum thomsoniae, mas recebeu o nome popular de Lágrima-de-Cristo por causa do formato de suas folhas que lembram lágrimas.
O simbolismo religioso por trás dela, também ocorreu por causa da sua aparência que pode remeter às lágrimas de Cristo, que sofreu e derramou lágrimas de dor e compaixão. Além de seu nome evocativo, a Lágrima-de-Cristo é valorizada por sua beleza ornamental e capacidade de adicionar um toque de cor e simbolismo aos jardins.
Mais informações da Lágrima-de-Cristo
Se você for plantar ela em casa, saiba que a Lágrima-de-Cristo gosta de lugares iluminados, porém de forma indiferença e com sombra parcial. Ela consegue tolerar climas mais amenos, pode tolerar mais sol direto, mas em climas quentes, é melhor protegê-la do sol intenso da tarde, pois pode prejudicar as suas folhas e flores.
Já o solo, precisa ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Uma mistura de terra de jardim com composto orgânico é ideal. Quando for plantá-la, é necessário abrir um buraco grande na terra para que sua raiz fique bem acomodada. A rega será fundamental após o plantio.
Por ser uma trepadeira, quando ela começar a crescer pode precisar de suporte para se firmar verticalmente. Use treliças, cercas ou pérgulas para apoiar a planta. Mantenha o substrato úmido e coloque a estaca em um local com luz indireta.