Apelidado de Rabo-de-raposa, o seu nome científico é Asparagus densiflorus ‘Myersii’ e, por isso, também é conhecida como Asparagus ‘Myers’. Ela chama a atenção por ser uma planta perene e é muito popular devido à sua folhagem densa e delicada, que se assemelha a uma cauda de raposa.
Apesar de parecer exótica, é uma planta versátil e pode ser cultivada em vários locais, tanto em ambientes internos, quanto externos. Mas, apesar dessa facilidade, a Rabo-de-raposa precisa de alguns cuidados para conseguir crescer saudável e vívida.
Confira abaixo como cuidar de uma Rabo-de-raposa
Quando for cultivar no jardim ou em casa, saiba que a Rabo-de-raposa gosta de luz indireta brilhante, mas pode tolerar sombra parcial. Por ser delicada, os climas quentes e o sol direto podem prejudicá-la, pois suas folhas podem queimar com o excesso de luz. Já o solo, elas preferem um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Uma mistura de terra para vasos com composto orgânico é ideal.
É bom se atentar na escolha do vaso, pois ele precisa ter boa drenagem. É indicado colocar pedrinhas no fundo do vaso para melhorar a drenagem. O mesmo se aplica no cultivo direto na terra, é importante deixar as raízes bem drenadas.
Com a rega, é manter o solo ligeiramente úmido, mas não encharcado. Notar se o solo estiver seco ao toque e assim jogar água. Reduza a frequência de rega durante os meses mais frios. O uso de fertilizantes também pode ser indicado a cada 4-6 semanas durante a primavera e o verão com um fertilizante balanceado para plantas de folhagem. No outono e inverno, reduza a adubação.