Apesar do nome peculiar, a Ora-pro-nóbis é uma planta popular entre os brasileiros e faz parte do jardim de milhares de pessoas. Nativa da América do Sul, seu nome científico Pereskia aculeata e o nome popular vem do latim, ora pro nobis: ‘ora por nós’. Ela é uma cactácea trepadeira folhosa, sendo considerada uma planta rústica, perene que se desenvolve em vários tipos de solo, sendo um dos motivos da sua popularidade.
Além de ser uma planta versátil, também se destaca por suas propriedades medicinais e nutricionais, já que suas folhas possuem alto teor de proteínas, sendo uma excelente opção para dietas vegetarianas e veganas. Ela também é rica em vitaminas, tendo A, B e C, além de ter outros minerais na sua substância, como ferro, cálcio e fósforo.
Para quem quiser usá-la como tratamento terapêutico, a planta possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no organismo, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas. Ela também é anti-inflamatória e pode ajudar a reduzir inflamações no corpo.
Confira abaixo como cultivar uma Ora-pro-nóbis
Suas sementes podem ser plantadas ou na forma de estacas, sendo a mais comum e eficaz para o seu crescimento. O solo precisa ser rico e bem drenado, mas ela consegue se adaptar aos diferentes tipos de solos. Para plantá-la, se atenta ao espaçamento entre as sementes ou estacas, precisando ter 1 a 1,5 metros entre as mudas.
Ela é uma planta que gosta do sol, mas pode tolerar sombra parcial. A rega precisa ser regular, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Se estiver em período de seca, aumente a frequência de água.
Na culinária, a Ora-pro-nóbis é utilizada em saladas, refogados, sopas e como substituto do espinafre. Ela é uma planta que dá frutos e também são comestíveis, podendo ser consumidos frescos ou em conservas.