A planta Pata de Elefante se destaca por ter uma beleza particular, já que possui um tronco robusto e folhagem em forma de cascata, como se fosse um pequeno coqueiro que pode ser cultivado dentro e fora de casa. Seu nome científico é Beaucarnea recurvata e para tê-la em casa, é preciso se atentar para alguns detalhes importantes.
Por exemplo, a Pata de Elefante gosta de receber luz brilhante de forma indireta, porém, pode tolerar luz direta por algumas horas por dia. Por causa disso, ela não se desenvolve bem se deixá-la completamente na sombra.
Confira abaixo outros cuidados importantes com a Pata de Elefante
A rega precisa ser moderada, pois é preciso deixar o solo secar completamente. O motivo disso, é que o tronco da planta consegue armazenar uma quantidade considerável de água e, por isso, não precisa ser regada com tanta frequência. No verão, é indicado regar a cada 2 a 3 semanas, enquanto no inverno, de 4 a 6 semanas.
Se a Pata de Elefante estiver em um vaso, certifique-se que ele tenha bons orifícios de drenagem para evitar o acúmulo de água, o que pode causar apodrecimento das raízes. O seu solo também precisa ter os cuidados necessários para que a planta tenha um crescimento saudável, tanto que o indicado é que o solo tenha uma mesma mistura de cactos e suculentas, que drena bem e evita o acúmulo de umidade.
Sobre as suas folhas, quando estiver com algumas folhas secas, é recomendado tirá-las, para que as outras tenham espaço para crescer. Por aguentar ambientes com baixa umidade, é uma planta que pode se adaptar com ambientes fechados, como apartamentos ou escritórios.