Os pombos costumam se localizar nas praças das principais cidades do Brasil, sendo presença comum, os quais são uma espécie de ave da família Columbidae, que, apesar da grande variação de cores, são principalmente conhecidos através por serem brancos, marrons, manchados e acinzentados.
Em entrevista ao Terra, o professor e biólogo da FMU Allan Pscheidt, revelou o misterioso motivo de não haver filhotes dos pombos nas ruas, sendo encontrado apenas os adultos da espécie da ave nas ruas e praças. A seguir, confira a fala do professor sobre o mistério e curiosidade:
“Os pombos filhotes costumam permanecer no ninho por aproximadamente 40 dias. Neste tempo todo, o filhote desenvolve suas penas e cresce, saindo do ninho com coloração semelhante a dos adultos, exceto pela ausência de manchas coloridas (aquele brilho arroxeado ou esverdeado), que desenvolve ao decorrer do tempo.”
Allan Pscheidt
Ainda durante a entrevista, Pscheidt disse que os pombos possuem um hábito reprodutivo bem discreto e quase imperceptível a humanos, também tem como característica construir ninhos em áreas mais altas e montanhosas, assim servindo para proteger seus filhotes de ataques de outras aves, já que os pombos acabam servindo de alimento para outras aves e ajuda a dispersar sementes em parques e praças.
Quando os pombos filhotes saem do ninho?
De maneira geral, os pombos filhotes costumam sair do ninho cerca de 4 semanas após seu nascimento, após eles aprenderem a voar e poderem circular pela cidade, em busca de alimento e assim se tornando independentes das suas progenitoras.