O coração de galinha se tornou especialmente no Brasil um prato e um petisco típico realizado durante o churrasco e também em alguns restaurantes, sendo um corte muito barato produzido pelas galináceas e possível de achar nos mercado e açougues em todo o país, com uma média de 20 reais o preço do quilo desta parte do corpo do animal.
Para o consumo do coração de galinha é preciso tomar cuidado, pois possui cerca de 40% de gordura em sua composição e é um alimento calórico. Mas, de uma maneira geral, é um alimento que não gera malefícios a saúde, caso não seja consumido em excesso, assim podendo ser colocado na alimentação diária, desde que siga os cuidados.
Dentre os benefícios, que são maioria, o coração de galinha oferece em sua tabela nutricional um alto valor proteico em sua composição, fornecendo todos os aminoácidos essenciais ao organismo, além de ser muito nutritivo, de uma maneira geral, já que ele possui a presença de vitamina B, é rico em ferro e em zinco.
O ferro é o composto responsável pela produção de hemoglobina e pelo transporte de oxigênio pela corrente sanguínea e o zinco traz uma otimização a manutenção para o sistema imunológico do ser humano, assim, levando apenas benefícios para o consumo do alimento.
Quantos corações a galinha tem?
Por ser um animal de sangue quente, a galinha tem apenas um coração, como a imensa maioria dos animais, porém, há diversos mitos de que a ave possui mais de um, já que o coração de galinha como alimento é servido em grandes quantidades, o que leva as pessoas a crer que o animal possui mais de um órgão vital.