Picada de abelha: reação tardia é normal?
A abelha é um inseto voador muito conhecido pelo seu papel como polinizador, porém, a sua picada também a deixou famosa entre os seres-humanos e animais, já que marcam o indivíduo com inchaço, dor e vermelhidão no local atingido pelo ferrão, onde ela solta o seu veneno.
Geralmente, as reações da picada de abelha são quase instantâneas no local da picada, onde deixa a marca com dor, coceira, vermelhidão e inchaço nos casos mais normais, assim, não sendo comum de acontecerem reações mais tardias após a picada do inseto.
Nos casos mais graves, o veneno do ferrão da abelha pode causar sintomas piores, como náuseas, vômitos, febre, dores no corpo e principalmente uma reação alérgica, que quando acontecem há a necessidade de levar o indivíduo picado imediatamente ao hospital para controlar a situação.
O que fazer ao ser picado por uma abelha?
A seguir, listamos os 3 principais passos a se fazer após receber uma picada de abelha, confira:
- Retire o ferrão com um objeto que tenha uma borda: após realizar a picada, a abelha deixa o ferrão na pele do humano e morre logo em seguida, deixando o local vermelho e com inchaço, podendo causar outros sintomas;
- Aplique uma compressa de água fria: caso fique com com inchaço no local da picada é importante o uso de compressas de gelo ou água fria, para amenizar a dor e o inchaço;
- Eleve a área: para evitar que o inchaço se eleve, deixe a área picada sempre elevada, para que o local fique melhor.