Os gatos se alimentam de rações, sejam elas sólidas ou em forma de sachê, mais pastosas, as quais compõem os principais nutrientes necessários ao organismo dos felinos, as quais podem ser excretadas pelos bichanos, podendo ser algum problema que venha sendo sofrido por eles.
Entre os felinos é difícil diferenciar a ânsia de vômito, o vômito, a regurgitação e a tosse, assim quando eles vomitam a ração é um movimento mais ativo e possível identificar de maneira mais fácil, pois os gatos acabam jogando para fora o que está presente em seu intestino delgado.
Nos casos de vômito de ração, que aconteçam mais de duas vezes seguidas, é necessário que o tutor fique atento e possa levar prontamente o seu bichano a um atendimento com um profissional veterinário para que ele analise o que está acontecendo e possa trazer uma solução.
Quais os motivos do vômito de ração pelos gatos?
O profissional veterinário que for atender o seu gato que estiver tendo vômitos constantes da ração que ele consome vai realizar perguntas para entender o que está acontecendo, as quais podem levar a um motivo concreto. A seguir, confira o que pode estar acometendo o seu bichano:
- Houve alteração na dieta do seu gato? O que ele come?
- Você está dando algum medicamento? Quais? Quem indicou?
- Quais guloseimas você costuma dar para seu gato comer?
- Ele tem companheiros em casa? Eles também estão vomitando?
- Seu gato tem acesso ao ar livre?
- Qual é a frequência do vômito e como ele é?
- Apesar desses episódios, seu gato ainda está se alimentando?
- Percebeu outros sinais, como diarreia e perda de peso?