Cachorro morre se comer chocolate? A intoxicação por teobromina
Passado o domingo de Páscoa, onde ocorre a troca de ovos de páscoa e chocolates, onde tem como principal personagem o coelhinho, que leva as crianças de forma lúdica. Porém, os cachorros sentem cheiro do chocolate e ficam atentos, querendo comer o doce, que é prejudicial para a sua saúde.
A depender da quantidade de que o seu cachorro comeu de chocolate ele pode chegar ao óbito, caso não seja levado prontamente ao atendimento veterinário, devido a intoxicação devido a presença da substância teobromina, é o principal composto presente no cacau, fruta que dá origem para a produção do chocolate.
Em seu site oficial, o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) adverte aos tutores sobre o consumo do chocolate pelos cães, tendo como representante disso o médico-veterinário Marcelo Weinstein Teixeira, conselheiro efetivo do CFMV. A seguir, confira a fala do doutor o por que ocorre a intoxicação nos casos de consumo de chocolate pelos cães, confira:
“Quanto maior a quantidade de cacau na composição do chocolate, maior a porcentagem de teobromina e, com isso, maiores serão os efeitos. Por esse motivo, quanto mais amargo (mais escuro) o chocolate, mais teobromina ele tem e, consequentemente, maior o risco para a saúde do animal.”
Veja a tabela de toxidade de cada tipo de chocolate:
Quais os sintomas da intoxicação por chocolate nos cães?
A seguir, os sintomas que pode acometer o seu pet caso ele faça o consumo de chocolate, são eles: hiperatividade, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados ou arrítmicos, espasmos e tremores musculares, convulsões, febre, vômitos, diarreia, movimentos descoordenados, hemorragia intestinal, coma e até morte.