Marimbondo deixa ferrão? Saiba os perigos da picada
O marimbondo é uma espécie de vespa ou cabatão, nomes comuns dado ao inseto que faz parte da subordem Apocrita da ordem Hymenoptera, os quais são diferentes das abelhas, porém utilizam da picada para defesa e caça, com o objetivo de paralisar ou matar sua presa.
A picada do marimbondo causa danos semelhantes ao da abelha, como dor, inchaço e vermelhidão, porém o ato da picada é diferente, já que os insetos desta ordem não morrem após realizar a defesa contra outros animais e podem picar várias vezes, pelo ferrão mais fino.
No caso mais grave e perigoso da picada de um marimbondo, o indivíduo pode sofrer uma reação alérgica forte e morrer por asfixia, porém acontecem com menos frequência. Em acontecimentos mais comuns, causam dores, vermelhidão e inchaço no local da picada.
O que fazer ao ser picado por um marimbondo?
A seguir, confira o que fazer em caso de receber uma picada de um marimbondo veja:
- Retire o ferrão caso fique preso ao corpo: após realizar a picada, que pode acontecer diversas vezes, o marimbondo pode deixar o ferrão ou não, já que por ser mais fino tem maior dificuldade de sair do seu corpo, assim, deixando o local vermelho e com inchaço, podendo causar outros sintomas;
- Aplique uma compressa de água fria: com inchaço no local da picada é importante o uso de compressas de gelo ou água fria, para amenizar a dor e diminuir o inchaço causado;
- Eleve a área: para evitar que o inchaço se eleve, deixe a área picada sempre elevada, para que o local fique melhor.