O mosquito da dengue, conhecido também como aedes aegypti, costuma com sua picada transmitir o vírus da dengue para os seres-humanos, não afetando os animais domésticos, sejam eles gatos ou os cachorros, assim levando como consequência diversos sintomas ao organismo das pessoas.
Na maioria das vezes, por realizarem voos rasteiros, chegando a uma altura máxima de meio metro do solo, o aedes aegypti costuma picar os humanos nas regiões mais baixas do corpo, ocorrendo na perna, tornozelo e nos pés. Porém, isso não é uma regra, e os mosquitos podem atacar qualquer área exposta do corpo.
Outra curiosidade sobre o mosquito da dengue é sobre o seu tempo de vida, onde muitas pessoas acreditam que ele morre após a picada, mas não é verdade. A duração de vivência dos mosquitos da aedes aegypti é de 45 dias, assim, podendo contaminar uma média de 300 pessoas enquanto estão vivendo mundo à fora.
A picada do mosquito da dengue não tem como ser diferenciada pelos humanos que sofreram, pois os sintomas de vermelhidão e coceira são idênticos aos de outros insetos, assim, só é possível identificar cinco dias depois da picada, caso os sintomas apareçam.
Quais os sintomas da dengue no organismo?
O principais sintomas da dengue, quando identificado logo, demonstram os seguintes sinais no corpo humano, confira:
- Febre alta (40°C)
- Forte dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Náusea
- Vômitos
- Manchas vermelhas na pele