Quando o assunto é plantas, pensamos em suas belezas, principalmente se o objetivo for para decoração. Mas, existem aqueles que gostam de um jardim grande em casa ou apresentá-las em datas comemorativas. No entanto, é preciso se atentar sobre se elas são venenosas ou não, pois até mesmo plantas populares, que fazem parte da casa de muitas pessoas, podem ter toxinas perigosas.
Confira abaixo 4 plantas venenosas que são comuns
Copo-de-leite
O nome científico é Zantedeschia aethiopica e, apesar da sua beleza ser popular, é preciso ter cuidado pois ela possui cristais de oxalato de cálcio que, caso tenha contato com a boca, pode gerar uma irritação intensa. Além disso, a pessoa que tiver a intoxicação também pode ter dificuldade para engolir, e em casos graves, obstrução das vias aéreas.
Comigo-ninguém-pode
Desta lista, esta é uma das populares nos lares brasileiros, principalmente por ser uma planta mística, no qual muitos acreditam que ela afasta inveja e mau-olhado. Ela também possui cristais de oxalato de cálcio, assim como o copo-de-leite, podendo ser prejudicial principalmente para crianças e animais domésticos.
Espirradeira
É uma planta bastante comum nos jardins domésticos e é importante ressaltar que ela inteiramente é tóxica. A ingestão pode causar sintomas graves como vômitos, diarreia, arritmias cardíacas e até morte, se não se atentar aos sinais e procurar um médico.
Azaleia
Ela chama a atenção por ser colorida e ter ramos bonitos. Mas, ela é venenosa por ter grayanotoxinas, podendo causar sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, e em casos severos, problemas cardíacos.