O chapéu-de-couro, que tem o nome científico de Echinodorus grandiflorus, também pode ser encontrado por outros nomes, como chá-da-campanha, erva-do-brejo e erva-do-pântano. Ela é uma erva muito conhecida no Brasil e pode ser utilizada para chás e outros benefícios medicinais. Ela é popular em nosso país por ser uma planta originária, principalmente nas regiões pantanosas e beira de rios e lagos.
Ela pode chegar até trinta centímetros de comprimento e possui flores brancas com aquênios com uma semente. As suas folhas são as que mais chamam a atenção, pois são grandes e verdes, que podem medir de 30 a 50 cm de comprimento.
Confira abaixo os benefícios medicinais do chapéu-de-couro
O chapéu-de-couro pode ser utilizado de várias formas, servindo como chá, compressas e até mesmo extratos, já que em algumas regiões brasileiras ele é utilizado em preparações farmacêuticas. Os principais benefícios dele é ser diurético, podendo ajudar na eliminação de líquidos, sendo indicado no tratamento de retenção de líquidos e problemas urinários.
Também é antiinflamatório, sendo indicado principalmente para pessoas com problemas nas articulações (artrite e reumatismo). Desintoxicante, já que algumas pessoas acreditam que o chapéu-de-couro é capaz de purificar o sangue e eliminar toxinas do organismo, além de ser antioxidante, contribuindo para a saúde geral do organismo.
Como preparar o chapéu-de-couro?
Para ser utilizada como chá, o indicado é usar as suas folhas secas para fazer infusões. Essa é a forma mais comum de aproveitar seus benefícios diuréticos e anti-inflamatórios. Para compressas, é recontada para aqueles que estão com inflamações e dores locais.