A vagem, também pode ser conhecida pelo nome de feijão-vagem ou feijão-de-corda, é uma leguminosa que faz parte do prato de milhares de brasileiros, mesmo não sendo a opção preferida de muitos. Apesar disso, existe uma boa parcela da população que aprecia o vegetal e talvez se interesse em produzi-la em casa. Para isso, é preciso se atentar a variedade de vagens que existem para saber qual é a melhor opção.
Teoricamente, plantar vagem é um processo relativamente simples e gratificante, podendo ser cultivado em hortas caseiras. Com um vaso de 5 litros com 20 centímetros de profundidade, possibilitando que uma boa quantidade seja plantada. É importante colocá-lo em um local que receba pelo menos 6 horas de sol direto por dia. No momento da plantação, colocar de três a quatro sementes em cada buraco, para que tenham espaço entre eles para crescer.
Entenda melhor o processo de plantio da vagem
Caso opte pelo vaso, é importante que ele tenha furos de drenagem no fundo, pois o solo precisa ter uma drenagem constante. Sobre o espaçamento das sementes, é recomendado que tenham entre 10 a 15 cm de distância. Caso necessário, use um fertilizante balanceado ou adubo orgânico ao longo da estação de crescimento.
Vale ressaltar que, mesmo dentro de casa, é importante se atentar com as possíveis pragas. Caso opte por métodos orgânicos, como sabão inseticida, ou químicos apropriados para controle. A colheita pode começar cerca de 50 a 70 dias após o plantio, dependendo da variedade e, caso veja que a trepadeira está crescendo muito, é aconselhável podar um pouco.
Informações para armazenamento
Como são orgânicas, as vagens frescas podem ficar na geladeira por até uma semana e, caso queira que dure mais, podem ser congeladas depois de serem fervidas rapidamente, para que continuem crocantes.