Comigo-Ninguém-Pode é uma das plantas mais vendidas e cultivadas nos lares brasileiros, servindo até de memória afetiva para muitas pessoas, já que era costume de avós terem dentro de casa ou em seus jardins. Além da beleza de suas flores verdes robustas com manchas claras, elas também são conhecidas por serem plantas místicas. Para Feng Shui, é capaz de equilibrar a energia dos ambientes e afastar o mau-olhado e a inveja.
No entanto, apesar de populares, é preciso se atentar com a sua toxicidade. Com os cuidados adequados, é possível desfrutar da presença dessas plantas em casa ou no escritório sem riscos à saúde, porém, ela também pode se tornar um risco tanto para crianças, como para os animais domésticos.
Sintomas de envenenamento com a Comigo-Ninguém-Pode
É importante ressaltar que toda a extensão de suas folhas possuem cristais de oxalato em forma de ráfides, semelhante às pequenas agulhas, que caso entre em contato com os olhos e com a boca podem provocar graves irritações. Além disso, a reação também pode gerar mucosas, dor, inchaço, ardor, espasmos nas pálpebras e até lesões na córnea.
Outros sintomas também podem ser apresentados nos seres humanos, como dor e inchaço na boca e garganta, dificuldade para engolir salivação excessiva, náuseas e vômitos. Caso o animal de estimação tenha contato com a planta, ele poderá ter as seguintes reações: Irritação e queimação intensa na boca, lábios e língua, salivação excessiva, dificuldade para engolir, vômitos e perda de apetite.
Sintomas respiratórios também podem ser um sinal de intoxicação por causa da comingo-ninguém-pode, como inchaço da língua e garganta, respiração ofegante ou anormal. Nos casos mais graves, também pode gerar problemas neurológicos nos bichinhos, como tremores e fraqueza.
Caso o animal tenha contato, os primeiros socorros são: Afastar o animal da planta e lavar a boca do animal com água fria para remover qualquer resíduo da planta. Isso pode ajudar a reduzir a irritação. Mas, o mais aconselhável é levar o animal o mais rápido possível ao veterinário.