Tem como prevenir o Alzheimer? O que dizem os cientistas

O Alzheimer é uma doença silenciosa que intriga diversos pesquisadores ao redor do mundo, que tentam encontrar uma maneira de impedir que ela afete todo o cérebro. Até o momento, não existe cura, mas a boa notícia é que há diversas maneiras de reduzir o risco de desenvolvê-la. Embora a genética tenha um papel importante, o estilo de vida e hábitos saudáveis podem fazer uma grande diferença.

De acordo com alguns estudos avançados, existem algumas maneiras de prevenir, como estimular a mente. Atividades regulares ajudam a melhorar a circulação sanguínea no cérebro, estimulando a formação de novas células nervosas. Aprender coisas novas, fazer jogos de memória, ler e participar de atividades sociais mantém o cérebro ativo e saudável.

Outros fatores que podem prevenir o Alzheimer 

Nem todos devem saber, mas a nossa alimentação pode influenciar diretamente nessa prevenção. Isso porque, de acordo com cientistas, uma pequena porcentagem de pessoas com doença de Alzheimer (menos de 1%) tem um tipo de início precoce associado a mutações genéticas.

Por isso, ter uma dieta saudável pode ajudar completamente. Opte por comidas ricas em  frutas, legumes, grãos integrais, peixes e azeite de oliva, pois essa dieta está associada a um menor risco de Alzheimer. Outro fator que também deve ser monitorado, é a qualidade do sono. O sono é fundamental para a consolidação da memória e a eliminação de toxinas do cérebro, assim como outros cuidados com o corpo, como ter exames atualizados sobre doenças cardiovasculares. Condições como hipertensão e colesterol alto podem aumentar o risco de Alzheimer.

Quanto mais cedo começarmos a cuidar da nossa saúde cerebral, maiores as chances de prevenir ou retardar o aparecimento da doença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.