Quem está em processo de emagrecimento, já deve ter ouvido falar sobre o termo “efeito sanfona”, que ocorre com pessoas que perdem peso e pouco tempo depois ganham tudo novamente, gerando ainda mais inseguranças e problemas psicológicos na maioria das vezes.
O efeito sanfona no corpo é um ciclo vicioso de perda e ganho de peso que ocorre quando uma pessoa emagrece rapidamente, geralmente através de dietas restritivas ou muito rigorosas, e logo em seguida recupera todo o peso perdido, ou até mesmo ganha mais. O nosso corpo faz esse processo como uma forma de defesa, pois quando é submetido a uma dieta muito extrema, ele entende que está passando por um período de escassez de alimentos.
Entenda como o nosso corpo faz o efeito sanfona
O termo é em alusão ao instrumento sanfona, instrumento musical que se expande e também diminuiu para gerar os sons que são popularmente conhecidos no nordeste brasileiro. No corpo, quando uma pessoa emagrece muito rápido, ele entende que precisa mandar alguma mensagem para o cérebro, principalmente quando a pessoa começa a achar que pode voltar a comer como antes.
Quando a dieta restritiva acaba e a pessoa volta a se alimentar normalmente, o corpo, que já está adaptado para economizar energia, armazena rapidamente as calorias ingeridas na forma de gordura. Além disso, o metabolismo mais lento dificulta a queima dessas calorias extras, levando ao ganho de peso.
Quais as consequências do efeito sanfona?
- Dificuldade em perder peso a longo prazo: Cada ciclo de perda e ganho de peso torna mais difícil alcançar e manter um peso saudável.
- Alterações metabólicas: O efeito sanfona pode levar a alterações hormonais e metabólicas que aumentam o risco de doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
- Fraqueza muscular: As dietas muito restritivas podem levar à perda de massa muscular, deixando o corpo mais fraco e suscetível a lesões.
- Problemas psicológicos: A frustração e a baixa autoestima causadas pelo efeito sanfona podem levar a problemas psicológicos como ansiedade e depressão.