Vulcão adormecido por 800 anos entra em erupção e destrói atração turística

Adormecido há 800 anos, os vulcões localizados na Península de Reykjanes, na Islândia, “despertaram” em março de 2021, quando iniciaram um período de intensa atividade sísmica. Recentemente, um dos vulcões do sistema entrou em erupção e a lava destruiu o estacionamento do resort geotérmico Blue Lagoon.

Segundo a mídia islandesa, uma pequena casa de serviços próxima foi consumida pelas chamas, mas não existem indicações que outras estruturas do Blue Lagoon estejam ameaçadas.

No momento da erupção, cerca de 200 pessoas estavam no resort, mas elas foram evacuadas antes da lava chegar ao estacionamento – o que levou cerca de duas horas. Máquinas pesadas foram usadas para fechar as brechas nas barreiras na estrada de Bláalón e nos estacionamentos do ponto. Em entrevista ao jornal local “Morgunbladid”, a chefe de vendas, operações e serviços do local, Helga Arnadottir, explicou que ainda não sabia quando ele estaria reaberto para visitantes.

A região tinha cerca de quatro mil habitantes, mas a área foi evacuada há um ano, depois que os vulcões começaram a apresentar atividade sísmica. Quase todas as casas foram vendidas ao governo, com os moradores já tendo deixado o local.

Blue Lagoon

O resort é construído ao redor da Blue Lagoon, um dos destinos mais conhecidos da Islândia. Trata-se de uma lagoa geotérmica, cuja água é aquecida por energia térmica vinda do interior da Terra. Ela não é natural. A lagoa foi escavada em 1976 para escoar a água quente de uma usina da região. A cor azul é explicada pelo solo e pela lava da Islândia, que são ricos em sílica, mineral que se dissolve na água quente, criando os tons de azul que deram nome à lagoa.

“Devido à alta concentração não só de silica, mas também de outros minerais, é possível observar vários benefícios terapêuticos para banhistas da Blue Lagoon”, afirma site de turismo. “O ácido sílico, também encontrado na água da Blue Lagoon, é uma forma de sílica que a pele humana absorve melhor, e também contribui para uma aparência revigorada. A combinação de minerais também pode ter efeitos antiinflamatórios, o que costuma ajudar pessoas com condições inflamatórias da pele, como eczema e psoríase.”

islândia blue lagoon
Foto: reprodução

Fonte: Metsul e Borealis Expedições.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.