Perigos de comer pão mofado: o que fazer se comer

Você chega em casa depois de um dia cansativo e só quer comer uma coisa rápida. Mas, ao pegar o seu pão, você descobre uma manchinha de mofo… e talvez você pense: “Ah, e se eu tirar só esse pedacinho mofado, não tem problema comer o resto, né?”. Resposta errada. Nada de comer pão mofado.

E antes de tudo: não é porque você tirou aquele pedaço manchado que o resto do pão está saudável. Nestes casos, todos os pães naquela embalagem podem já estar infectadas. “As estruturas dos fungos são microscópicas e não é possível saber se tudo foi eliminado”, explica a pesquisadora Rosely Piccolo Grandi, do Núcleo de Pesquisa em Micologia do Instituto de Botânica de São Paulo.

Sinto dizer, mas aquela manchinha no seu pão de forma significa sim que você precisa jogar o resto da embalagem fora.

Alguns fungos que produzem mofo produzem toxinas prejudiciais à sua saúde, podendo causar infecções alimentares de moderadas a graves. Alguns dos sintomas mais comuns de infecção são enjoo, náuseas, diarreia e dor no estômago. Pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos, são particularmente sensíveis a essas questões.

“Comi um pão mofado… e agora?”

Calma! Não precisa se desesperar. O gastroenterologista Rudolph Bedford explicou à Women’s Health que é “muito incomum” que você fique doente por causa de mofo. Observe como seu corpo vai reagir: se você tiver sintomas como náuseas e vômitos, vale procurar um médico para receber o tratamento adequado.

Bedford explicou que pode forçar os pacientes à diarreia ou induzir o vômito para limpar o organismo. Mas ele também explicou que, como o estômago é um ambiente hostil, a maioria das bactérias e fungos nem consegue sobreviver. Ainda assim, vamos destacar mais uma vez: fique de olho nos seus sintomas.

Fonte: Invivo, Hospital Daher, VivaBem – UOL e Istoé.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.