Pão engorda ou emagrece? O que dizem os especialistas

Ingrediente popular no café da manhã do brasileiro, o pão gera diversos debates sobre a sua nutrição e principalmente se é um alimento que engorda ou não. Ao longo dos anos, o pão passou por esse processo de “vilão” do emagrecimento, porém, também existem especialistas que defendem que o famoso “pãozinho francês” pode ser mais benéfico do que os pães integrais que podem ter mais aditivos. 

O consumo no Brasil é tão emblemático que, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), é consumido no país anualmente cerca de 2,3 milhões de toneladas de pães. A verdade é que o pão em si não possui o poder de engordar ou emagrecer. O que determina o ganho ou a perda de peso é o balanço calórico total da dieta. Ou seja, se você consumir mais calorias do que gasta, tenderá a engordar, independentemente do alimento.

O que dizem os especialistas?

A diretora técnica do Emagrecentro, Dra. Sylvia Ramuth, fez uma análise sobre essa assunto polêmico e explicou que tudo depende da dieta que a pessoa segue normalmente: “Por si só, não é o único responsável pelo ganho de peso. Vale ressaltar que o sobrepeso e a obesidade ocorrem devido ao indivíduo consumir mais energia do que gasta, o que, quando feito a longo prazo, resulta em excesso de peso. 

Porém, os pães brancos são ricos em carboidratos refinados e açúcar, além de pobres em fibras e nutrientes. Portanto, quando ingeridos em maiores quantidades, podem, sim, atrapalhar o processo de emagrecimento”.

Pão em uma dieta equilibrada

O pão pode e deve fazer parte de uma dieta equilibrada, desde que seja consumido com moderação e combinado com outros alimentos saudáveis, como frutas, legumes, carnes magras e grãos integrais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.