A convivência entre humanos e cães é repleta de benefícios, mas é fundamental que os animais tenham acompanhamento veterinário para saber como está a saúde, pois assim como nós, também podem contrair e transmitir doenças. Um caso sério ocorreu nos Estados Unidos e chamou a atenção, pois uma mulher precisou amputar as pernas e seis dedos das mãos depois de contrair uma bactéria da saliva do cachorro de estimação.
O caso ocorreu em Oklahoma, quando Kathy Roberts foi mordida por seu cão: “Eu estava dando frango ao meu cachorrinho uma noite e ele pegou o pedaço da minha mão. Eu não estava prestando atenção. Ele fez apenas um pequeno arranhão na pele e não foi tão ruim”, explicou ao ao News 4.
Após lavar o ferimento e aplicar uma pomada, Kathy jamais imaginou que o caso iria se agravar. No entanto, um mês depois ela começou a sentir dificuldade para mover a perna direita e procurou um médico.
Que doença ela contraiu do seu cachorro?
No pronto socorro, seu caso avançou e Kathy estava com a pressão baixa e frequência cardíaca alta. Os médicos perceberam que suas pernas e mãos começaram a ficar pretos e, devido a gravidade nos tecidos, não foi possível salvá-las completamente. Três meses depois, Kathy recebeu próteses para as pernas e dedos. Já o cachorro foi adotado por outra família.
De acordo com especialistas do caso, Kathy contraiu uma bactéria conhecida como capnocytophaga canimorsus, que pode ser encontrada na saliva de cachorros e gatos. Essa bactéria é transmitida por moridas ou até mesmo lambidas do animal. Quando diagnosticada rapidamente, pode ser tratada com antibióticos, por no mínimo três semanas.