45 escorpiões são encontrados em 1 hora na mesma cidade em SC

Desde 2023, dados mostram um aumento de incidentes de brasileiros com escorpiões e, de acordo com a Vigilância Ambiental de Araquari, no Norte catarinense, emitiu um alerta após capturar 51 escorpiões nos últimos dias, sendo 45 deles encontrados em apenas uma hora. A espécie foi identificada como escorpião-amarelo, um dos mais populares do país e perigosos, sendo responsáveis por acidentes fatais. 

Os animais foram retirados do pátio de duas empresas de embalagem e serviços ambientais no bairro Corveta, uma área remota do estado. A prefeitura da cidade de Araquari afirmou que escorpiões estavam em uma vala coberta por pedras, um ambiente propício para a espécie se proliferar, mas ressaltou que o aparecimento deles não está associado ao tipo de atividade das empresas. “Eles poderiam se reproduzir em qualquer local com condições semelhantes”, informou a administração municipal.

Aumenta o número de picadas por escorpião-amarelo no Brasil 

Infelizmente, houve um aumento significativo no número de casos de picadas por escorpião amarelo no Brasil. Esse problema tem se intensificado nos últimos anos, causando preocupação nas áreas de saúde pública e ambiental, no qual vários fatores estão envolvidos nas causas, como a urbanização, acúmulo de lixo, clima e aumento da população. 

A gravidade da picada de um escorpião amarelo varia de acordo com a idade da vítima, a quantidade de veneno inoculado e a sensibilidade individual. Em geral, crianças pequenas e idosos são mais suscetíveis a complicações.

Os sintomas mais comuns incluem: Dor intensa no local da picada, inchaço, vermelhidão, sudorese, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar e palpitações. Em casos mais graves, a picada pode levar a complicações como insuficiência renal, problemas cardíacos e até mesmo a morte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.