O mercado pet, embora em constante crescimento e com um público cada vez mais exigente e apaixonado por seus animais de estimação, também reserva um lado obscuro, no qual é possível gerar raças de animais que geram controvérsias. Como no caso do gato Bully XL, que se tornou popular no Reino Unido, fazendo com que especialistas alertem sobre, já que se trata de um animal criado para parecer cães American Bully XL.
Para isso, foi desenvolvido em laboratório o animal através da mistura do gene que causa a falta de pelos com o responsável pelas pernas curtas nos munchkins. A ideia era criar gatos com aparência musculosa e forte, similar aos cães da raça. Essa busca por características específicas tem levado criadores a cruzamentos intencionais de raças diferentes, com o objetivo de obter filhotes com essas características físicas.
Entenda porque o Reino Unido recomenda que não comprem gato Bully XL
O primeiro problema é a expectativa de vida desse animal, que é extremamente reduzida para menos de seis anos, menor do que a média de vida de um gato normal. Por causa disso, o gato Bully XL pode ter vários problemas de saúde, segundo especialistas ao The Telegraph.
Diante desse cenário, a Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais se manifestou e alertou que essa tendência não é positiva. Isso porque, a busca por características extremas pode levar ao sofrimento dos animais, tanto física quanto psicologicamente.
Especialistas em bem-estar animal e genética alertam para os riscos da criação de gatos Bully XL. Eles argumentam que a busca por características extremas pode comprometer a saúde e o bem-estar dos animais, além de perpetuar práticas de criação irresponsáveis.